Mundo Mestres Mundu Rodá 2012



MUNDO MESTRES MUNDU RODÁ 2012

NA PISADA DO CAVALO MARINHO

Há nove anos a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança promove a difusão do Cavalo Marinho no estado de São Paulo, trazendo mestres e brincadores das comunidades originais do folguedo da zona da mata norte de Pernambuco. Ao longo destes anos, o grupo vem, em iniciativas próprias ou com parcerias importantes, proporcionando um contato estreito do público paulista com artistas populares brasileiros. Aproximar distâncias geográficas/culturais/artísticas e possibilitar acesso direto ao rico universo da cultura popular deste imenso país tem sido um dos objetivos da Cia, Mundu Rodá em sua trajetória.
Neste ano, o evento será realizado de 11 a 15 de agosto, em vários locais de São Paulo (leia abaixo).

Você é nosso convidado nesta celebração!



NA CASA DO ABÍLIO
11/08 [sáb] – 14h às 17h30

Abertura do projeto do CLAC (Centro Livre de Artes Cênicas/PMSBC) com encontros mensais para experimentações e vivências em artes cênicas e cultura popular brasileira. Coordenação: Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá).
Neste primeiro encontro, vivências nos vários aspectos que compõe a brincadeira tradicional do Cavalo Marinho -PE: dança (trupés), música (canções e bage) e teatro (figuras). Ao final, uma sambada (brincadeira) com a participação de todos os presentes.
Participações do Núcleo Manjarra (Cia.Mundu Rodá) e dos mestres de Cavalo Marinho pernambucanos: Inácio Lucindo (Cavalo Marinho Boi do Oriente de Ferreiros/PE); Sebastião "Martelo", Aguinaldo Silva e Fábio Soares (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado/PE).
Venha dançar e tocar com a gente!
CLAC - Centro Livre de Artes Cênicas / Centro Cultural Bairro Baeta Neves
Pça. Cônego Lázaro Equini, 240, Baeta Neves, São Bernardo do Campo/SP – f: 4125-0582
Entrada franca.


SAMBADA DE CAVALO MARINHO - ESPECIAL!
11/08 [sáb] – A partir das 21h até quebrar a barra do dia!

Brincadeira aberta, para ver e participar, da Dança Tradicional do Cavalo Marinho da Zona da Mata de Pernambuco. Com a participação especial de Mestre Inácio Lucindo (Cavalo Marinho Boi do Oriente de Ferreiros/PE); Sebastião "Martelo", Aguinaldo Silva e Fábio Soares (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado/PE); e a Cia Mundu Rodá e seu Núcleo Manjarra.
Espaço Cachuera!
Rua Monte Alegre, 1094, Perdizes, São Paulo/SP – f: 3801-1708
Ingresso: R$ 20,00
120 lugares.


NA PISADA DO CAVALO MARINHO
12/08 [dom] - 11h às 13h

Oficina direcionada à prática da dança do cavalo marinho. Vivência dos trupés (passos), mergulhão (jogo dançado) e dança dos arcos (evoluções coreográficas).
Local: Praça.
SESC Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo/SP – f: 5541-4000
Entrada franca

O CAVALO MARINHO DE PERNAMBUCO
12/08 [dom] - 14h

Apresentação 
de Cavalo Marinho realizada com brincadores de dois grupos pernambucanos diferentes: Mestre Inácio Lucindo (Cavalo Marinho Boi do Oriente de Ferreiros/PE); Sebastião "Martelo", Aguinaldo Silva e Fábio Soares (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado/PE), e mais a Cia Mundu Rodá e seu Núcleo Manjarra. Local: Convivência. 
SESC Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo/SP – f: 5541-4000
Entrada franca

TRADIÇÃO E TREINAMENTO DO ATOR: ENCONTRO COM MESTRES
13 e 14/08 [seg e ter] - 19h às 22h

Dois dias dedicados ao Cavalo Marinho da Mata Norte de Pernambuco,e suas particularidades, com os convidados especiais: Mestre Inácio Lucindo (Cavalo Marinho Boi do Oriente de Ferreiros/PE); Sebastião "Martelo", Aguinaldo Silva e Fábio Soares (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado/PE), e a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (Alício Amaral e Juliana Pardo).
Em foco, os elementos principais que constituem esta Dança Dramática, como a dança (trupés), músicas (toadas), poesia (loas), além do estudo do corpo brincador.
Após o estudo técnico da brincadeira, uma sambada interativa, com o público interessado, que objetiva a prática corporal e musical referenciada na brincadeira tradicional do Cavalo Marinho (PE).
Teatro Reynuncio de Lima- Instituto de Artes - Unesp.
Rua Bento Ferraz, 271- Barra Funda- São Paulo- SP 
ENTRADA FRANCA – Não é preciso fazer inscrição.

15/08 [qua] - 17h às 19h
RODA DE CONVERSA COM MESTRES DE CAVALO MARINHO

Roda de conversa e brincadeira aberta ao público com os Mestres: Inácio Lucindo (Cavalo Marinho Boi do Oriente de Ferreiros/PE); Sebastião "Martelo", Aguinaldo Silva, Fábio Soares (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado/PE); e Alício Amaral e Juliana Pardo da Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP).
Teatro Brincante - Rua Purpurina, 428, Vila Madalena, São Paulo/SP – f: 3816-0575
Entrada franca


MUNDO MESTRES MUNDU RODÁ 2012


Realização: Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico Dança
Apoios: Grupo Grial; Espaço Cultural Cachoera!; SESC SP; Carrapeta Produções; Instituto de Artes da UNESP; Instituto Brincante.


Confira também a programação da II Semana de Cultura Popular: Um Mergulho no Cavalo Marinho. Evento realizado em Campinas (SP) pela Cia. Mundu Rodá em parceria com a Cia. de Passagem, de 15 a 19 de agosto.
Em Breve!