Workshops
Cia. Mundu Rodá
A
partir de pesquisas e experiências, em viagens e com artistas de
diferentes áreas, a Cia. trabalha na criação de uma metodologia de
preparação e encenação do artista intérprete que dá destaque às
corporeidades brasileiras.
As pesquisas desenvolvidas pela Cia. Mundu
Rodá são objetivadas na elaboração e organização de novas
formas de construções corporais integradas ao canto e a música, ao
teatro e a dança, dialogando com a tradição e a inovação,
trilhando um caminho para a elaboração de um treinamento técnico
que contribua na formação de atores e bailarinos, e esboçando a
criação de novas formas de expressões contemporâneas da arte
brasileira.
1)
Treinamento Técnico do Ator /Bailarino á partir das Danças
Tradicionais Brasileiras
Neste
workshop serão trabalhados diferentes elementos selecionados de
algumas danças tradicionais brasileiras específicas como por
exemplo o Cavalo Marinho, o Caboclinho, o Batuque Paulista, o Samba
de Parelha, o Maracatu Rural e o Frevo, buscando destacar os
princípios físicos que fundamentam estas danças. Estes mesmos
elementos e princípios sistematizados pela Cia. Mundu Rodá permitem
a construção de um treinamento técnico pessoal para o trabalho de
atores e dançarinos.
Além
do estudo biomecânico dos passos das danças, serão abordadas as
corporeidades que elas constroem, enfatizando as qualidades de
energias que elas despertam. Serão destacados os princípios comuns
presentes no treinamento do ator/bailarino e na dança, como a
transformação do peso em energia, o trabalho com diferentes níveis
de atenção simultaneamente, a dinâmica das ações físicas no
tempo e no espaço, impulsos como geradores de ações físicas,
presença cênica, disponibilidade física, ritmo, precisão,
coordenação motora, a relação com o chão e com o ar, a voz em
ação, e o jogo.
Com:
Alício Amaral e Juliana Pardo.
2) Máscaras Brasileiras: Figuras do Cavalo Marinho
Ao longo de 13 anos desenvolvendo estudos sobre a brincadeira tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano, e em intercâmbios anuais com mestres e brincadores tradicionais desta dança dramática, a Cia. Mundu Rodá desenvolveu uma vasta pesquisa sobre as máscaras e as figuras presentes nesta brincadeira.
O Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco possui uma combinação básica de três elementos em sua representação: música, teatro e dança. Cerca de 74 figuras mascaradas fazem parte da sua encenação, cada qual com sua corporeidade, música específica, loa (poesia), dança e desenvolvimento na cena. A oficina proporciona um primeiro contato com este universo e o estudo prático de algumas desta figuras e suas máscaras, abordando o jogo e a relação com a máscara da brincadeira, além do trabalho com ressonadores vocais específicos e com o canto.
Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.
3) Poesia do Corpo Brincador: Partituras Físicas
O workshop abordará
caminhos para construção de partituras físicas a partir de ações
cotidianas, exercícios de criação em sala, e materiais trazidos
pelos próprios participantes.
Estas mesmas partituras
físicas elaboradas no espaço e tempo, contribuem para a organização
do trabalho pessoal do ator/bailarino, para seu aprimoramento
técnico, o estudo da presença cênica, da organicidade do
movimento, e para construção da cena. A mesma partitura será
explorada em diferentes dinâmicas, situações e qualidades de
energia.
O
workshop também se
dedica ao treinamento vocal, á partir do trabalho de ressonadores
corporais, o canto, o trabalho com o texto, e a relação entre ação
física e ação vocal.
Corporeidades
presentes em algumas Danças Tradicionais Brasileiras também poderão
ser usadas para construção da partitura física.
Com:
Alício Amaral e Juliana Pardo.
4)
Corporeidades do Cavalo Marinho e o Trabalho do Ator/Bailarino
Este
workshop contempla uma investigação minuciosa dos diferentes
elementos físicos e energéticos presentes na Brincadeira
Tradicional do Cavalo Marinho da Mata Norte de Pernambuco e o
trabalho de treinamento e criação do ator/bailarino. As
corporeidades das figuras, as sonoridades do brinquedo, o pulso, o
ritmo, a biomecânica dos passos, suas diferentes qualidades de
energia, o rito, o jogo, as evoluções coreográficas, e a própria
celebração, aplicados ao trabalho de treinamento e criação do
ator/bailarino.
Com:
Alício Amaral e Juliana Pardo.
5)
Cortejo Cênico Musical
Explorando
o teatro físico, a dança, estruturas musicais, e as corporeidades
das figuras tradicionais, e evoluções coreográficas da Dança
Tradicional do Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco, o
workshop objetiva, em um primeiro momento, mergulhar nos principais
elementos que constituem a brincadeira tradicional e posteriormente
explorar estes elementos para formação de um cortejo cênico
musical em espaços não convencionais. A partir da construção de
estruturas cênico-musicais, o foco do workshop está na
musicalização do ator/bailarino, na potencialização do
corpo-musical em cena, e na utilização da arquitetura de espaços
não convencionais para realização do cortejo.
Com:
Alício Amaral e Juliana Pardo.
6)
Oficina de Rabeca
A
oficina proporciona um primeiro contato com o universo sonoro da
Rabeca, instrumento de arco usado em diversas manifestações
populares brasileiras. Para iniciantes e iniciados, o workshop é
baseado no método de rabeca desenvolvido por Alício Amaral, a
partir da convivência e estudo com mestres rabequeiros de diferentes
estados do Brasil.
Em
foco neste workshop, o recorte da pesquisa de campo realizada sobre
os toques de rabeca e rabequeiros da Zona da Mata Pernambucana.
Aborda exercícios e toques da rabeca presente na manifestação
popular do Cavalo Marinho e no Forró Pé de Serra.
Com:
Alício Amaral.