Workshops Cia. Mundu Rodá

Workshops
Cia. Mundu Rodá

                                                                 


A partir de pesquisas e experiências, em viagens e com artistas de diferentes áreas, a Cia. trabalha na criação de uma metodologia de preparação e encenação do artista intérprete que dá destaque às corporeidades brasileiras.
As pesquisas desenvolvidas pela Cia. Mundu Rodá são objetivadas na elaboração e organização de novas formas de construções corporais integradas ao canto e a música, ao teatro e a dança, dialogando com a tradição e a inovação, trilhando um caminho para a elaboração de um treinamento técnico que contribua na formação de atores e bailarinos, e esboçando a criação de novas formas de expressões contemporâneas da arte brasileira.



1) Treinamento Técnico do Ator /Bailarino á partir das Danças Tradicionais Brasileiras


Neste workshop serão trabalhados diferentes elementos selecionados de algumas danças tradicionais brasileiras específicas como por exemplo o Cavalo Marinho, o Caboclinho, o Batuque Paulista, o Samba de Parelha, o Maracatu Rural e o Frevo, buscando destacar os princípios físicos que fundamentam estas danças. Estes mesmos elementos e princípios sistematizados pela Cia. Mundu Rodá permitem a construção de um treinamento técnico pessoal para o trabalho de atores e dançarinos.
Além do estudo biomecânico dos passos das danças, serão abordadas as corporeidades que elas constroem, enfatizando as qualidades de energias que elas despertam. Serão destacados os princípios comuns presentes no treinamento do ator/bailarino e na dança, como a transformação do peso em energia, o trabalho com diferentes níveis de atenção simultaneamente, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, impulsos como geradores de ações físicas, presença cênica, disponibilidade física, ritmo, precisão, coordenação motora, a relação com o chão e com o ar, a voz em ação, e o jogo.

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.



2) Máscaras Brasileiras: Figuras do Cavalo Marinho

Ao longo de 13 anos desenvolvendo estudos sobre a brincadeira tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano, e em intercâmbios  anuais com mestres e brincadores tradicionais desta dança dramática, a Cia. Mundu Rodá desenvolveu uma vasta pesquisa sobre as máscaras e as figuras presentes nesta brincadeira. 
O Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco possui uma combinação básica de três elementos em sua representação: música, teatro e dança. Cerca de 74 figuras mascaradas fazem parte da sua encenação, cada qual com sua corporeidade, música específica, loa (poesia), dança e desenvolvimento na cena. A oficina proporciona um primeiro contato com este universo e o estudo prático de algumas desta figuras e suas máscaras, abordando o jogo e a relação com a máscara da brincadeira, além do trabalho com ressonadores vocais específicos e com o canto.

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.

3) Poesia do Corpo Brincador: Partituras Físicas

O workshop abordará caminhos para construção de partituras físicas a partir de ações cotidianas, exercícios de criação em sala, e materiais trazidos pelos próprios participantes.
Estas mesmas partituras físicas elaboradas no espaço e tempo, contribuem para a organização do trabalho pessoal do ator/bailarino, para seu aprimoramento técnico, o estudo da presença cênica, da organicidade do movimento, e para construção da cena. A mesma partitura será explorada em diferentes dinâmicas, situações e qualidades de energia.
O workshop também se dedica ao treinamento vocal, á partir do trabalho de ressonadores corporais, o canto, o trabalho com o texto, e a relação entre ação física e ação vocal.
Corporeidades presentes em algumas Danças Tradicionais Brasileiras também poderão ser usadas para construção da partitura física.

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.



4) Corporeidades do Cavalo Marinho e o Trabalho do Ator/Bailarino

Este workshop contempla uma investigação minuciosa dos diferentes elementos físicos e energéticos presentes na Brincadeira Tradicional do Cavalo Marinho da Mata Norte de Pernambuco e o trabalho de treinamento e criação do ator/bailarino. As corporeidades das figuras, as sonoridades do brinquedo, o pulso, o ritmo, a biomecânica dos passos, suas diferentes qualidades de energia, o rito, o jogo, as evoluções coreográficas, e a própria celebração, aplicados ao trabalho de treinamento e criação do ator/bailarino.

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.


5) Cortejo Cênico Musical

Explorando o teatro físico, a dança, estruturas musicais, e as corporeidades das figuras tradicionais, e evoluções coreográficas da Dança Tradicional do Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco, o workshop objetiva, em um primeiro momento, mergulhar nos principais elementos que constituem a brincadeira tradicional e posteriormente explorar estes elementos para formação de um cortejo cênico musical em espaços não convencionais. A partir da construção de estruturas cênico-musicais, o foco do workshop está na musicalização do ator/bailarino, na potencialização do corpo-musical em cena, e na utilização da arquitetura de espaços não convencionais para realização do cortejo.

Com: Alício Amaral e Juliana Pardo.


6) Oficina de Rabeca

A oficina proporciona um primeiro contato com o universo sonoro da Rabeca, instrumento de arco usado em diversas manifestações populares brasileiras. Para iniciantes e iniciados, o workshop é baseado no método de rabeca desenvolvido por Alício Amaral, a partir da convivência e estudo com mestres rabequeiros de diferentes estados do Brasil.
Em foco neste workshop, o recorte da pesquisa de campo realizada sobre os toques de rabeca e rabequeiros da Zona da Mata Pernambucana. Aborda exercícios e toques da rabeca presente na manifestação popular do Cavalo Marinho e no Forró Pé de Serra.

Com: Alício Amaral.