Breve histórico

Ao longo de seus 13 anos a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP), fundada pelos artistas Juliana Pardo e Alício Amaral, vem construindo uma linguagem cênica própria a partir da observação, do contato e do diálogo com as Danças Tradicionais Brasileiras e o Trabalho do Ator/Músico/Bailarino. A riqueza oferecida por estas manifestações tradicionais reside na combinação estrutural do teatro, da dança e da música em suas formas expressivas. A partir de pesquisas e experiências, em viagens e com artistas de diferentes áreas, a Cia. trabalha na criação de uma metodologia de preparação e encenação do artista intérprete que dá destaque às corporeidades brasileiras.

As pesquisas desenvolvidas pela Cia. Mundu Rodá são objetivadas na elaboração e organização de novas formas de construções corporais integradas ao canto e a música, ao teatro e a dança, dialogando com a tradição e a inovação, trilhando um caminho para a elaboração de um treinamento técnico que contribua na formação de atores e bailarinos, e esboçando a criação de novas formas de expressões contemporâneas da arte brasileira.

Os princípios físicos e energéticos que constituem as Danças Tradicionais Brasileiras, assim como o estudo biomecânico do corpo-brincador e dos diferentes elementos que o constituem, permeiam os trabalhos artísticos da Cia. Mundu Rodá.

Na trajetória de construção da linguagem da Cia., foi criado o espetáculo “DONZELA GUERREIRA”, sob direção do parceiro Jesser de Souza, do LUME Teatro (Campinas-SP). O espetáculo teve sua estréia em 2007 no evento “Corpo Brasileiro: popular e contemporâneo” promovido pelo SESC Ipiranga em São Paulo. Outros colaboradores importantes se juntaram ao projeto: a Profa. Suzi Frankl Sperber (UNICAMP) na pesquisa e ação dramática, “dramaturg” e parceira no desenvolvimento da pesquisa de mimeses literária no tema Guimarães Rosa “Grande Sertão: Veredas”; Ricardo Matsuda e o Grupo ANIMA Musica Mundana Humana Et Instrumentalis na criação e gravação da trilha sonora original do espetáculo.

Um dos fatores da consistência dos trabalhos desenvolvidos pela Cia. Mundu Rodá está em seu estreito relacionamento com Mestres e Brincadores das Danças Tradicionais Brasileiras e suas comunidades no nordeste brasileiro, especialmente na Zona da Mata Pernambucana, onde Juliana Pardo e Alício Amaral residiram por quatro anos (2000 à 2004). No último ano de estadia foram contemplados com a Bolsa Vitae de Artes 2003/04 com o projeto “O Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco”, na área de pesquisa histórica teatral. Nesta ocasião, além do registro histórico de sete grupos tracionais da região (em áudio, vídeo e texto) realizaram durante um ano, junto aos Mestres e brincadores, oficinas de Cavalo Marinho em comunidades pernambucanas do interior do Estado, com o objetivo de fortalecimento e restabelecimento de partes das brincadeiras não mais representadas.

De volta a São Paulo o grupo cultiva a proximidade com freqüentes visitas às comunidades, quanto com a prática regular e anual de trazer alguns destes artistas e Mestres para realizar trabalhos com a Cia. em São Paulo e Campinas.

Desde 2003 a Cia. mantêm uma parceria com o Lume Teatro, através do ator-pesquisador Jesser de Souza, na elaboração de novos treinos e jogos para atores.

Em 2008 Juliana e Alício, em parceria com o grupo Lume Teatro, realizaram Demonstrações Técnicas, Palestras e Workshops no ECUM- 2008 (Encontro Mundial de Artes Cênicas), além de encontro exclusivo para intercâmbio de pesquisa com Eugênio Barba e o grupo ODIN Teatret (Dinamarca), através de demonstrações técnicas de suas investigações co-relacionadas sobre o trabalho do ator e as tradições brasileiras.

Ministraram workshops de extensão na UNICAMP e durante quatro anos consecutivos (2008 -2011) no Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista), sobre suas pesquisas de Treinamento de Ator com as Danças Tradicionais Brasileiras.

Desde 2005 Juliana e Alício têm integrado o quadro regular de arte-educadores do Teatro Escola Brincante, de Antônio Nóbrega, além de participarem, sob direção do mesmo, como bailarinos e criadores no processo coreográfico do espetáculo “Passo”, premiado pela Funarte e pela Secretaria do Estado de São Paulo, com estréia no SESC Vila Mariana em 2008.

Em 2009 em turnê pela Europa, ministraram Workshops e realizaram Espetáculo, Demonstrações Técnicas e trabalhos colaborativos para importantes grupos teatrais, como o grupo Farm in the Cave em Praga– República Tcheca, e também como grupo convidado do Odin Teatret durante a Odin Week, em Holstebro – Dinamarca, além da participação no “Corso di Formazione Specialistica di Biomeccanica Teatrale di Mejerchol'd”, ministrado por Gennadi Nikolaevic Bogdanov.

Foram contemplados pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009 com o projeto de pesquisa e montagem “Estrada”, para continuidade e fortalecimento de suas pesquisas, produção de uma revista e montagem de um novo espetáculo, sob orientação cênica de Viliam Docolomansky.

Em 2010 foram contemplados pelo EDITAL DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA CÂMARA DE CULTURA”, com o projeto “Cia. Mundu Rodá 10 anos- Da tradição á Cena Contemporânea”, levando à São Bernardo do Campo um panorama de seus trabalhos desenvolvidos ao longo de dez anos de existência, assim como de seus parceiros e colaboradores como Viliam Doclomansky (Farm in the Cave – República Tcheca), Sabine Uitz (Via Rosse – Itália), Cia. Soma de Dança (SP), Caboclinho sete Flechas de Goiana (PE), Inácio Lucindo, Aguinaldo da Silva e Sebastião de Lima (Cavalo Marinho-PE), entre outros.

Demonstração técnica “A Busca de Uma Corporeidade para o Trabalho do Ator à partir das Danças Tradicionais Brasileiras” para o diretor Russo Jurij Alschtz. O diretor recolheu material da Cia. Mundu Rodá para seu projeto de criação de uma biblioteca Mundial de Métodos de Formação de Ator, com o apoio da UNESCO.

Em 2011 foram contemplados pelo Prêmio de Ocupação Funarte na Sala Reneé Gumiel do Complexo Cultural Funarte em São Paulo, onde ficaram em temporada com o espetáculo “Donzela Guerreira”.

Realizaram a Aula espetáculo “Corporeidades Brasileiras –Da Tradição à Cena Contemporânea”, com participação especial de Mestre Martelo (Cavalo Marinho Estrela de Ouro), no projeto “Corpos Inacabados – o corpo na arte e na cultura”, realizado na Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

Aula espetáculo “Corporeidades Brasileiras – Da Tradição à Cena Contemporânea”, com participação especial de Mestre Martelo (Cavalo Marinho Estrela de Ouro) na SP Escola de Teatro em São Paulo.

Professores de treinamento do ator e danças tradicionais brasileiras na Escola Popular de Teatro - CITA (Centro de Investigação Teatral do Grupo Artemanha), em São Paulo, projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

Realizaram na UNICAMP, em parceria com a Cia. De Passagem, o evento “Semana da Cultura Popular: Um mergulho no Cavalo Marinho”, ministrando o workshop “O Cavalo Marinho e o Trabalho do Ator”, realizando palestras e performances. Participação especial dos mestres e brincadores de Cavalo Marinho: Inácio Lucindo, Aguinaldo da Silva, Fábio Soares e Nuna da Silva.

Participaram do 1º Festival de Brincantes, realizado pelo Instituto Brincante em São Paulo, realizando o espetáculo “Estrada” (Prêmio Myriam Muniz 2009) e intervenções artísticas durante o Festival. Finalizaram o Festival sendo responsáveis pelo último módulo “DIÁLOGOS E RELEITURAS CONTEMPORÂNEAS, realizando a aula espetáculo “Corporeidades Brasileiras: Da Tradição à Cena Contemporânea”, o workshop “Diálogos e Releituras Contemporâneas”, e realizando apresentações.

Participaram do e VII Encontro de Atores Criadores de Goiânia GO, realizado pelo Grupo Sonhus Teatro Ritual, ministrando a oficina “Cavalo Marinho e Trabalho do Ator” na UFG, participando como convidados do “Encontro com Mestres”, juntamente com Tiche Viana (SP) e a provocadora Prof. Dra. Valéria Figueiredo (GO), tema da mesa de debate: “As Danças Populares Dramáticas e a Encenação Contemporânea: Ancestralidade e a Vida Moderna se Encontram”. Realizaram acessória (treinamento técnico do ator) para a nova montagem do Grupo Sonhus Teatro Ritual, juntamente com Hugo Rodas e Tiche Vianna.

Apresentação e gravação especial do DVD do espetáculo “Donzela Guerreira”, realizado em parceria com o SESC Santana (SP).

Participação no 1º Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro em Brasília, com o espetáculo Donzela Guerreira (realização Funarte e patrocínio dos Correios e Petrobras).

Em 2012 realizaram em São Paulo intercâmbio teatral com a atriz Roberta Carreri (Odin Teatret) e promoveram o workshop “Dança das Intenções” na Sala Crisantempo, ministrado por Roberta.

Grupo convidado para ministrar a oficina "As Danças Dramáticas Brasileiras e o Traballho do Ator/Bailarino", e o espetáculo "Donzela Guerreira", na Universidade Federal de Goiânia. Evento "Corpopular" - Intersecções Culturais".

Grupo convidado para abrir o primeiro Festival Latino Americano de Dança Contemporânea "Interlocuções Poéticas - Dança á Deriva", realizado no Complexo Cultutral FUNARTE em São Paulo, participando com os espetáculos "Sambada de Reis", "Donzela Guerreira" e o workshop, "As Danças Dramáticas Brasileiras e o Traballho do Ator/Bailarino".

Apresentação do espetáculo Donzela Guerreira no Teatro Escola Brincante em São Paulo, integrando a programação especial de comemoração de 20 anos do Instituto Brincante de Antônio Nóbrega e Rosena Almeida (2012).

Atuam como preparadores corporais e preparação técnica do ator/bailarino, para nova montagem do SESI Avenida Paulista em homenagem à Jorge Amando (Estreou em Agosto de 2012).
Ministraram os cursos; “Treinamento Técnico do Ator a partir do Cavalo Marinho” na SP Escola de Teatro.

Atualmente foram contemplados pelo edital ProAC de Primeira Obra de Gravação de Disco do Estado de São Paulo, com o projeto "Rabeca- Minha Sonora”, e pelo SESI Viajem Teatral 2012 –Montagens Cênicas não Inéditas, com o espetáculo “Donzela Guerreira”.

Foram contemplados pelo Edital ProAC - Circulação de Espetáculos Teatrais, para circulação do espetáculo Donzela Guerreira, em 2013.

Ministram o Curso de Extensão “Corporeidades Brasileiras e o trabalho do Ator/Bailarino” no Instituto de Artes da UNESP.