Núcleo Manjarra

  
Sambada de Reis

O espetáculo-brincadeira “Sambada de Reis” é uma recriação cênico-musical referenciada na Dança Tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano, carinhosamente batizada e apadrinhada pelos Mestres Inácio Lucindo do Cavalo Marinho Estrela do Oriente de Camutanga (PE) e Aguinaldo da Silva do Cavalo Marinho Estrela do Ouro de Condado (PE). Estreou em 2005 na Mostra Sesc de Artes Mediterrâneo, com a participação especial dos mestres Inácio Lucindo e Aguinaldo da Silva. O espetáculo-brincadeira busca uma identidade própria compartilhando do espírito de celebração, da festa e do rito, contribuindo nesta nova organização cênica para a difusão de aspectos pouco conhecidos da brincadeira tradicional e da cultura popular brasileira.

Sinopse
Ao som de instrumentos típicos brasileiros como a rabeca, o bombos de corda, bajes, mineiro e o bandolim, integrantes e folgazões cantam e dançam em homenagem aos Santos Reis do Oriente. O ritmo pulsante da música é acompanhado por diferentes formações coreográficas e passos denominados de “trupés”.
Nesse sapateado brasileiro a forte pisada, a leveza e a graça dos movimentos dos brincadores, se unem compondo variados desenhos coreográficos e jogos ritmados.
Bonecos gigantes e figuras mascaradas como o “Valentão”, “Mateus”, o “Mané Pequenino”, a “Margarida”, o “Cavalo Marinho” e o “Boi”, integram o grande baile oferecido em homenagem aos Santos Reis do Oriente.
A festa se completa com a participação do público que não fica indiferente à passagem do colorido cortejo e se une à brincadeira para festejar, formando uma roda para cantar e dançar os cocos de despedidas.


Ficha Técnica
Concepção artística e direção cênico-musical:
Juliana Pardo e Alício Amaral.
Figurinos e adereços: Aguinaldo da Silva de Condado (PE) – Cavalo Marinho Estrela de Ouro.
Padrinho do Grupo: Mestre Inácio Lucindo de Camutanga (PE) – Cavalo Marinho Boi do Oriente.
Integrantes: Núcleo Manjarra.

Núcleo Manjarra
Um desdobramento das atividades da Cia. Mundu Rodá surgiu com a criação do Núcleo Manjarra (2004), formado pelo desejo de alguns artistas e educadores em aprofundar seus conhecimentos sobre as danças populares brasileiras. Sob a coordenação e direção artística de Juliana Pardo e Alício Amaral, o grupo objetiva a criação de uma identidade artística própria, referenciada na cultura popular brasileira tradicional. Com esse intuito os seus integrantes se aventuram no estudo dos diversos elementos constitutivos de manifestações culturais como Cavalo-Marinho, Reisado e Boi de Reis. As apresentações do grupo são resultado de experiências criativas em que seus brincantes dançam, cantam e tocam, contribuindo, assim, para a difusão de aspectos pouco conhecidos da cultura brasileira.